Leilões de Centavos – Cuidado!

Os leilões de centavos, ou de real, estão a cada dia mais populares no Brasil. O funcionamento é simples: antes de fazer o lance, o usuário precisa comprar créditos pré-pagos. A partir de então, escolhe o produto que quer comprar, define o melhor momento para fazer o seu lance e torce para que ninguém cubra a oferta até que o cronômetro seja zerado.

O Perito em Segurança Digital José Milagre, no entanto, levanta questões que colocam em cheque a autenticidade de alguns desses sites de leilões virtuais. “Identificamos que, descaradamente e incrivelmente, são sempre os mesmos usuários vencedores. Estes usuários, na verdade, não existem”, afirma o profissional. “Em muitos sites existentes na rede, estes usuários são nada mais que ´bots´, ou seja, agentes ou funções programadas para sempre cobrir o lance de usuários de carne e osso. Igualmente, como usuários são reféns do sistema, são reféns das regras e da programação, que não permite que seres humanos cubram os ´bots´ nas propostas, tudo na surdina, onde os proprietários se valem da ignorância dos usuários, que de centavo em centavo, estão perdendo fortunas na Internet.”

Em sua coluna, publicada no dia 31/03 no Olhar Digital, José Milagre aponta outras suspeitas referentes ao universo dos leilões de centavos. “Os sites, já com mecanismos para fraude, são inclusive vendidos pela Internet com ´templates´ já com bots programados.”

Para os que foram lesados, o especialista dá a dica: “Recomenda-se registrar toda a ocorrência com “screenshots” e, se necessário, lavrar uma ata notarial em cartório de notas. Após, deve-se notificar o site para o ressarcimento. É possível abrir uma reclamação no Procon e acionar a justiça em busca da reparação material e moral, considerando o desgaste em lidar com tais sites, sem prejuízo de eventual medida criminal por crime envolvendo relação de consumo e, se comprovado, estelionato.”



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s