Backup na Nuvem!? Hã!?

Que tal organizar os seus arquivos de modo a tê-los seguros e à disposição em qualquer computador e ainda poder compartilhá-los com outras pessoas? Existem muitos serviços que permitem guardar arquivos na internet e o Dropbox tem chamado atenção pela facilidade com que integra o desktop com o chamado “cloud computing”, ou computação na nuvem. Ele também pode ser usado como uma diretório de backup de arquivos.

Inicialmente, o usário tem à disposição gratuitamente 2 GB de espaço, o que pode ser ampliado sem custos para até 10 GB, seguindo as dicas dadas nesta coluna. Se esse disco virtual ainda não for suficiente, o serviço também permite a contratação de mais espaço, através de planos pagos, em que o assinante terá de 50 GB até 100 GB de espaço de armazenamento de arquivos. Outra vantagem é que os arquivos que estiverem no diretório do Dropbox também poderão ser acessados por dispositivos móveis (iPhone, iPad, Android, Blackberry).

O serviço de backup e compartilhamento de de arquivos Dropbox, fundado em 2007 por Drew Houston e Ferdowsi Arash, informou que atingiu a marca de 25 milhões de usuários e 200 milhões de arquivos armazenados por dia, o que dá mais de 1 milhão a cada cinco minutos.

É um crescimento impressionante, dado que há uma ano o serviço contava com 4 milhões de usuários, e dois milhões no final de 2009.
Entretanto os números da receita e lucratividade não são tão avantajados assim. Especulações estão em todo o lugar, mas a empresa certamente é eficiente, com largura de banda e armazenamento suficientes. Eles provavelmente só fazem upload dos arquivos originais únicos. Arquivos comuns, como músicas e filmes, não são reenviados repetidamente.

Independentemente das sua receita, a empresa está em ascensão e, provavelmente, vai receber muito mais atenção no futuro próximo. É possível que a empresa faça uma oferta pública de ações e traga maior liquidez para os fundadores e investidores.



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s