Cientistas alemães transmitem dados de 700 DVDs em um segundo.

Cientistas alemães anunciaram nesta segunda-feira (23) ter quebrado o recorde mundial de velocidade ao enviar 26 terabits de dados – o equivalente a 700 DVDs – em um segundo.

Segundo o Instituto Tecnológico de Karlsruhe (sudoeste da Alemanha), os dados foram transmitidos em um único raio laser a uma velocidade de 26 terabits por segundo.

O centro de pesquisa assegurou que alcançou essa velocidade mediante um inovador sistema de gravação de dados desenvolvido pelo físico alemão Jürg Leuthold. A equipe de cientistas conseguiu superar seu próprio recorde, estabelecido em 2010, ao transmitir dados a 10 terabits por segundo.

“Com 26 terabits por segundo, você pode transmitir simultaneamente até 400 milhões de chamadas telefônicas por segundo”, disse o professor Leuthold. “Construímos um processador óptico que lê os dados e os transforma em um sinal luminoso”, explicou.

Os pesquisadores argumentaram que o desenvolvimento tecnológico requer cada vez maior velocidade de transmissão de dados, com o crescimento das retransmissões audiovisuais ao vivo e a construção de redes de comunicações.

Segundo os cientistas alemães, este é mais um passo no caminho para a denominada internet-terabit, uma rede de redes na qual é possível a transmissão de uma enorme quantidade de dados a uma grande velocidade.

Fonte: G1



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s